Mitologia

Conheça aqui algumas referencias mitologicas que aparecem em Yu Yu Hakusho.


Monte Hiei e Monte Kurama

São Montanhas situadas na área de Kyoto. Sabe-se que no Monte Kurama há um importante festival que acontece no mês de outubro. Muito mais é sabido sobre o Monte Hiei. É uma das mais importantes montanhas do Japão. Fica no Norte, e acredita-se que nela há um portal pelo qual os Youkais (Demônios) entram no nosso mundo. Por causa disto, há um grande número de templos aos pés do monte, sendo o mais importante deles o Enryakuji.

Enma Daioh

O senhor e juiz da morte, segundo a tradição japonesa. O nome Enma vem do chinês Yanmo, tradução antiga de Yama, que é o nome do Deus da Morte hindu. O significado de seu nome é "Grande rei demônio". Em Yu Yu Hakusho ele é o rei do mundo espiritual e pai de Koenma.
  
Suzaku, Seiryu, Byakko e Genbu

Na mitologia Chinesa, eles são as personificações das quatro Grandes Bestas. Elas são: o Pássaro, o Dragão, o Tigre e a Tartaruga. Eles dividem o céu e o Zodíaco entre eles. O Pássaro Suzaku no Sul, e a sua cor é vermelha; O Dragão Seiryu no leste e a sua cor é azul; a Tartaruga Genbu no Norte e a sua cor é preto; e o Tigre  Byakko no oeste, e a sua cor é branco. Em Yu Yu Hakusho eles aparecem quando finalmente Yusuke, Hiei, Kuwabara e Kurama se juntam. Enquanto Botan cuida de uma infestação de insetos na terra, eles vão lutar contra as Quatro Bestas Sagradas. 

Oni
Nome atribuído a monstros sobrenaturais em geral, como ogros, duendes, trolls, fantasmas e demônios. Em Yu Yu Hakusho são representados por Ogros com Chifres na testa que vivem no inferno. O ajudante de Koenma é um Oni. E também aquele primeiro youkai que o Yusuke derrotou, o bicho que roubou a bola Kouma e sugava a alma das criancinhas com ela.

Kitsune
Siginifica raposa, em japonês. Nas lendas japonesas, as raposas são cheia de artimanhas e mestras da ilusão. Elas rapidamente se vingam de quem as faz mal ou as perturbam de algum modo. Entretanto, elas podem ser generosas com quem as fizer algum favor. No desenho, Kurama é um Youko (basicamente um espírito de raposa) que costumava ser um famoso ladrão, até que um dia um caçador o feriu seriamente, e ele teve que ir para o mundo dos humanos se recuperar. 

Espelho, Espada e Jóia
 
Esses três itens fazem parte das insígnias reais. Nenhum imperador pode ser coroado sem estes três itens. Na lenda, o Espelho das Trevas foi presenteado ao primeiro imperador japonês por Amaterasu, assim como a Gema do Fantasma Faminto. A Espada da Magia Rendedora foi tirada da cauda de um dragão, por Susanoo, e depois dada à família imperial. No desenho, estes foram os itens roubados por Kurama, Gouki e Hiei  bem no começo da aventura.

Youkai
 
O que a nossa tradução chama de monstro ou demônio, os japoneses usam para definir qualquer criatura sobrenatural (espírito não-exatamente-humano), sem nenhuma conotação pejorativa. You significa "encantador", referindo-se ao encanto do sobrenatural; é uma palavra que pode ser usada junto a outros ideogramas que representem criaturas sobrenaturais simplesmente para reforçar essa natureza, ou pode ser usada como o adjetivo "sobrenatural". Assim, temos You-kai = aparição, visão, fantasma ou espectro. Kai sozinho já significa "aparição/visão", mas com You seu significado fica mais abrangente. As duas palavras referem-se a todos os espíritos e criaturas sobrenaturais, não apenas demônios.

Uraurashima

Urashima Taro era um pescador japonês que um dia salvou uma tartaruga que estava sendo maltratada na praia por alguns rapazes. Tarō a salvou dos meninos e retornou-a ao mar.
No dia seguinte, uma tartaruga enorme se aproximou dele e lhe disse que a pequena tartaruga que ele salvara era na verdade a filha do Imperador do Mar, que gostaria de vê-lo e agradecer-lhe. Ela permitiu que ele subisse em suas costas e, através de magia, fez surgir brânquias em Taro para que ele pudesse respirar debaixo d'água. Assim pôde levá-lo a uma viagem para conhecer o fundo do mar e o palácio do rei-dragão, Ryūgū-jō. Lá o pescador se encontrou com o imperador e com a sua filha, a pequena tartaruga, que agora estava transformada em uma bonita princesa.
Taro ficou no palácio como hóspede de honra e muitas festas foram feitas em sua homenagem. Assim foram se passando os dias. Embora feliz nas águas marinhas, Urashima começou a sentir saudades de sua terra natal e de seus parentes, e pediu para voltar. Ao partir, recebeu da princesa uma arca de presente, com a promessa de que só a abrisse quando ficasse bem velho e de cabelos brancos.
Ao chegar em sua cidade não a reconheceu, pois estava tudo muito mudado. Ele não conseguiu reconhecer nenhuma das pessoas da vila, os lugares já não eram mais os mesmos.
Começou a perguntar se ninguém conhecia um pescador chamado Urashima Tarō. Algumas pessoas disseram que tinham ouvido falar de alguém com esse nome, que havia desaparecido no mar muitos anos atrás. Taro acabou descobrindo que haviam se passado trezentos anos desde o dia em que havia decidido ir ao fundo do mar.
Tomado de grande tristeza, foi para a beira do mar na esperança de reencontrar a tartaruga, mas desesperou-se porque esta demorava e acabou abrindo a caixa que a princesa lhe havia oferecido. De dentro dela saiu uma nuvem de fumaça branca, que o envolveu. De repente, seu corpo tornou-se velho e enrugado, nasceu-lhe uma longa barba branca e suas costas curvaram-se com o peso de tantos anos. E do mar veio a voz doce e triste da princesa: "Eu lhe disse para não abrir a caixa. Nela estavam todos os seus anos …" A caixa continha a "eterna juventude" de Urashima Taro e o pescador, sem reconhecer seu valor, deixou-a ir-se para sempre.

Kuromomotaro

Dependendo da fonte consultada, a lenda de Momotarō pode variar em alguns trechos. Entretanto, a cena da batalha contra os demônios, presente na segunda metade da história, permanece retratada pela grande maioria das publicações como um incentivo ao bem e punição ao mal sob a ótica de Momotarō.
Com relação ao seu nascimento, há versões que contam que Momotarō nasceu de um pêssego e outras que contam que um casal de velhinhos rejuvenesceu após comer um pêssego e lhe conceberam.
Com relação ao seu crescimento, alguns dizem que ele se tornou um trabalhador dedicado e esforçado, assim como seus pais esperavam. Outros dizem que ele possuía um corpo grande e forte, mas era preguiçoso e só ficava dormindo.
Há versões que contam que Momotarō, após ter crescido, decidiu espontaneamente começar uma jornada determinado a exterminar os demônios de Onigashima que atormentavam o povo de seu vilarejo. Outras versões contam que esta decisão não foi espontânea e que ele só fez isso porque os moradores do vilarejo e o senhor feudal lhe pediram.
Na partida, Momotarō recebeu kibidango de seus pais como presente de despedida. Durante sua jornada, ele encontrou um cachorro, um macaco e um faisão. Repartiu o kibidango com eles, e estes se tornaram seus aliados.
Ele vence a batalha contra os demônios de Onigashima e, por fim, retorna à casa de seus pais levando consigo os tesouros roubados pelos demônios, e termina vivendo feliz ao lado dos pais.

Enki

Enki é o Deus das águas doces das águas subterrâneas. Para os Sumérios, a água significava conhecimento e sabedoria, por isso, Enki também era tido como o Deus dessas duas virtudes. Era um deus muito importante no panteão sumério, sendo, por vezes, chamado de Rei dos Deuses em diversos hinos religiosos. Enki casou-se com sua irmã Ninhursag e teve vários filhos. Na bíblia, Enki é chamado de Enak e, em alguns excertos, subentende-se que foi ele quem sussurrou para Noé como escapar do dilúvio. Um dos símbolos de sua casa é a serpente, por esse motivo, exista quem defenda que este Deus seria também a serpente do Éden, que levou Eva a comer o Fruto Proibido. O nome "Enki" significa literalmente "senhor da terra", essa tradução remete ao fato do personagem em Yu Yu Hakusho ter tornado-se o rei de todo o Makai. O tamanho do personagem talvez expliquese pelo fato de que, na bíblia, Enak é o pai dos Gigantes na Terra. 

Kirin

É uma criatura mitológica chinesa muito apreciada e querida na cultura Oriental. Na mitologia não tem nenhuma característica do animal de mesmo nome, sua natureza é comparado aos unicórnios dos europeus, mas seus atributos físicos já são bem diferentes: tem corpo igual a de um cavalo, sua pele é feita de escamas, cauda peluda, tem uma pelagem nas patas, queixo e no pescoço bem volumosos, e os machos possuem normalmente um chifre alguns podendo desenvolver mais. Kirin é uma criatura encantadora por sua caridade, generosidade e grande respeito à vida. Ele tem uma enorme compaixão pelos jovens e puros de coração, não tolerando aqueles que abusem deles. Ele nunca irá tirar a vida de um inocente, e também os protegem de qualquer ameaça, tornando um protetor implacável, cuspindo fogo entre outras habilidades que são contadas de conto pra conto. É dito também que o Kirin só aparece em regiões que são governadas por pessoas benéficas ou virtuosas. É muito dificil a sua aparição, pois ele só aparece para aqueles que tem respeito à vida. Outra curiosidade é que ele fala facilmente o idioma humano, podendo ter telepatia de acordo com alguns por saber quando estão dizendo a verdade ou não.