O Mangá

Entre os anos de 2002 e 2004, foi lançado no Brasil pela Editora JBC o mangá de Yu Yu Hakusho. Foi um total de 38 volumes com aproximadamente 100 páginas cada. Como em sua contraparte nipônica, a série foi inteiramente impressa em branco e preto em papel jornal. Em suas primeiras edições, o mangá custava R$ 3,50. Mas como de praxe, foi sofrendo sutis acréscimos no preço, custando no final R$4,90. As publicações ocorreram regularmente até a edição 14, quando houve um hiato justificado pela JBC como uma espera para que a Shueisha liberasse o resto dos mangás, e daí seguiu contínuamente até seu fim na edição 38.


A Tradução do Mangá:

Para que os fãs que acompanhavam a série na saudosa Rede Manchete pudessem se identificar mais com a história, os tradutores tentaram deixar o texto o mais parecido possível com a dublagem brasileira da série. Nomes de golpes, expressões, gírias e até mesmo algumas falas ficaram exatamente idênticas à versão da Audionews. Porém os erros de dublagem foram corrigidos e os nomes traduzidos sempre vinham com uma nota do editor informando o nome original. Essas notas também apareciam quando o texto fazia referência a alguma particularidade da cultura japonesa. Quando o anime tornou a ser exibido pelo Cartoon Network, termos usuais da redublagem como as expressões "fala sério" e "muita calma nessa hora" foram incorporadas ao texto. Nos primeiros 19 volumes os responsáveis pela tradução eram Arnaldo Massato oka e Ricardo Eiji Hirooka. A partir do número 20, Luiz Octávio Kobayashi assumiu a tradução e ela se distanciou consideravelmente da dublagem do anime. No geral, o trabalho da editora JBC foi excelente, com muito capricho e atenção a detalhes.

* * * No Japão:

Yu Yu Hakusho começou a ser publicado em 1990 e foi finalizado em 1994 no Japão. Ao contrário daqui, no Japão os mangás são publicados semanalmente numa grande revista que reúne vários títulos. Por se tratar de um mangá voltado ao público masculino jovem, Yu Yu Hakusho era publicado na revista Shounen Jump, da Editora Shueisha. Só quando o mangá faz sucesso é que ele é compilado numa edição exclusiva para o título, os chamados Tankoubons. No total, foram 19 volumes de aproximadamente 200 páginas cada, impressos em preto e branco em papel jornal. Yu Yu Hakusho ganhou vários prêmios como o Shogakukan Manga Award.

Nenhum comentário:

Postar um comentário